Quer gênios em sua empresa? Dê espaço a eles, valorize o grupo e tolere os erros.

Os gênios, ou os trabalhadores muito acima da média, são bastante desejados porque fazem uma empresa mais competitiva. Visão clarividente, análise iluminada ou criatividade exuberante podem destacar a organização no mercado com um posicionamento diferenciado, gerar produtos e serviços inovadores, abrir novos nichos de mercado, entre outros avanços. Mas como definir um gênio? O grego…

Veja mais

O segredo é simples: ofereça simplicidade e ganhe com isso.

Os psicólogos já sabem que existe uma relação entre esforço, motivação e cognição. Traduzindo: que a simplicidade (ou complexidade) com a qual uma atividade é descrita e processada pode afetar nossa atitude com relação a essa atividade – e nossa decisão de realizá-la. Quanto mais simples de explicar e de entender, mais fácil as pessoas…

Veja mais

Você sabe qual o EVP de sua empresa? Aliás, você sabe o que é EVP?

Se antigamente os profissionais procuravam as empresas, promovendo um grande afluxo de interessados que permitia a realização de uma seleção adequada, hoje as empresas são obrigadas a garimpar o mercado em busca dos talentos que elas precisam. Simplesmente oferecer salários e benefícios deixou de ser um diferencial. O negócio agora é ter um bom EVP…

Veja mais

Para o RH, tratar o assédio de forma estruturada é a melhor maneira de eliminá-lo

Seja no trabalho, no meio social ou doméstico, o amplo movimento de afirmação feminina tem provocado um debate intenso que, devagar no começo, e agora em velocidade mais acelerada, tem feito avançar a questão do devido respeito à mulher. Nessa onda, todos os gêneros ganharam espaço e voz. Trata-se da mudança social mais importante dos…

Veja mais

Inovação disruptiva acende o sinal de alerta nas áreas de RH

Recente estudo realizado pela Deloitte e pelo MIT (2016) indica que entre 75% e 80% dos CEOs vivem preocupados com a possibilidade de que algo completamente novo, derivado da tecnologia digital, venha mudar seus modelos empresariais, ameaçando a sobrevivência de suas empresas. Esse “temor” se justifica diante da chamada “inovação disruptiva”, que não é a…

Veja mais

O índice de Capital Humano mundial 2017 traz más notícias para o Brasil

A concretização do potencial econômico de uma nação – e, portanto, se sua população – passa pela eficiência com que são geradas as habilidades de sua força de trabalho, pelo desenvolvimento de futuras qualificações para estes profissionais e na promoção da aprendizagem contínua para aqueles que já estão empregados. Quando os investimentos em educação não…

Veja mais

Sua empresa enfrentaria a ira do público em defesa de seus valores?

O Banco Santander encerrou no último domingo, um mês antes do previsto, a exposição “Queermuseu”, em Porto Alegre, devido a protestos realizados em frente ao centro cultural onde acontecia a mostra, dedicada a explorar e discutir os diferentes padrões de sexualidade, conforme sugere seu título em inglês. Segundo nota do próprio banco, algumas obras da…

Veja mais

Você conhece o Mundo VUCA? Não? Então pare tudo e leia isso.

Nada como uma nova e sonora sigla para balançar a roseira do mundo corporativo! A palavrinha da vez, agora, é VUCA, que serve para descrever o momento que vivemos hoje dentro e fora das empresas, ou seja: um ambiente de Volatilidade (volatility, em inglês), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity). Na verdade, a coisa…

Veja mais