Não importa quão grande e poderosa é sua empresa, ela compartilha uma realidade com as menores concorrentes do mercado: todo empreendimento é construído com pessoas. Embora pareça uma coisa óbvia, essa afirmação é apresentada como um alerta por Robert Levering, co-fundador da Great Place to Work. Segundo ele, essa visão humanista, às vezes esquecida, reflete a tendência atual na gestão de recursos humanos mais comum nas melhores empresas para se trabalhar no mundo todo, hoje: um olhar mais profundo sobre as pessoas.
Esse maior cuidado com o empregado ou colaborador é um reflexo dos tempos, expresso pelos movimentos sociais por maior igualdade e liberdade, e multiplicado pelas novas tecnologias de comunicação que impactam profundamente as novas gerações (e os novos líderes). As empresas mais atentas estão se adaptando à essa realidade, redesenhando suas políticas de relações internas.
No e-book “Liderança inspiradora: como inovar na gestão de pessoas”, distribuído pelo portal Endeavor, é indicado um possível caminho para a abordagem holística do ser humano nas corporações. Nenhum projeto deste tipo vai em frente, diz o e-book, se não forem atendidas questões relacionadas a ganhos materiais como salários e benefícios. Mas, passada essa fase, deve-se buscar o intangível: relacionamento, sonhos, envolvimento, emoções.
“Lidar com gente envolve o ser, e o ser precisa de outras recompensas”, afirma a publicação, que sugere que a empresa deve confrontar o mundo externo com suas verdades interiores para desenvolver a visão de um caminho a seguir, e construir ambientes onde todos compartilham valores e princípios, fertilizando o terreno para novas ideias.
Prestar atenção à vida dos colaboradores dentro e fora da empresa, e escutar com cuidado suas demandas, são outros pontos importantes, segundo o e-book. As pessoas gastam tanto tempo dentro das organizações quanto em atividades particulares. Ao gerar vínculos mais estreitos, e ao trabalha-los com boa comunicação, a empresa pode fazer com que os empregados “tirem seus sonhos da gaveta”, promovendo inovação, participação e resultados.
“O Laboratório Sabin valoriza e trabalha todos os aspectos importantes que envolvem a vida do colaborador: a família, a saúde, a vida financeira, as relações de amizade, os sonhos. Ao cuidarmos das pessoas elas cuidam do nosso negócio, que é promover a saúde”, exemplifica Marly Vida, superintendente de Gestão e RH do Laboratório Sabin, citada no documento.
Os líderes têm papel na construção desse ambiente colaborativo. E para ajudar nessa tarefa, a Great Place to Work divulgou um documento com cinco lições para que os líderes construam um excelente ambiente de trabalho. Uma delas: ser reconhecida como a melhor empresa para se trabalhar diz menos sobre o que o empregado ganha e mais sobre o que ele experimenta dentro da empresa.
O e-book da Endeavor pode ser baixado pelo link: http://info.endeavor.org.br/ebook-lideranca-inspiradora
Boa leitura E boa semana!