Sem categoria

Se antigamente os profissionais procuravam as empresas, promovendo um grande afluxo de interessados que permitia a realização de uma seleção adequada, hoje as empresas são obrigadas a garimpar o mercado em busca dos talentos que elas precisam. Simplesmente oferecer salários e benefícios deixou de ser um diferencial. O negócio agora é ter um bom EVP para garantir a atração dos melhores talentos.

EVP o quê? “Employee Value Proposition”, ou “Proposta de Valor para o Empregado”, faz referência ao “pacote” que, além do dinheiro e outras vantagens, inclui fatores mais subjetivos como a reputação da empresa e seu ambiente de trabalho. As novas gerações procuram hoje sentido no trabalho e este significado está muito ligado à posição da empresa com relação a temas que hoje movem as pessoas – e o mundo.

  • Afinal, o que é EVP?

Algumas perguntas podem ajudar a entender a questão. Os valores da empresa são conhecidos e aplicados em sua integridade? A empresa possui um código de ética que determina (de verdade) suas ações privadas e públicas? Posiciona-se a favor do meio-ambiente e adota medidas nessa direção? Defende e investe em causas sociais de forma explícita? O plano de carreira é claro, transparente e justo para todos?

A coerência entre o que a empresa diz que faz e o que ela realmente pratica acaba por gerar a experiência do empregado na corporação que, junto com salários e benefícios, forma a “Proposta de Valor para o Empregado”. Essa combinação torna sua empresa atraente ou não para os candidatos. Quanto mais claro for o EVP para o mercado, maior a chance da empresa em atrair os candidatos certos para seu universo de trabalho e seu modo de ser.

  • Startups: EVP bom facilita atração de talentos

Pense no caso das startups: com pouca estrutura e salários muitas vezes bem abaixo do mercado, apresentam-se irresistivelmente atrativas para jovens talentos. Isso significa que elas oferecem excelente “Proposta de Valor para o Empregado”. Se sua empresa está com dificuldade de encontrar as pessoas certas, pode ser que sua empresa tenha um EVP ruim.

Toda empresa possui um EVP, ainda que não preste atenção nisso. Quer saber como medir seu EVP? Esses links podem ajudar.

https://linkhumans.com/blog/steps-develop-new-evp

https://www.edelman.com/post/four-key-steps-great-employee-value-proposition/