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No mundo empresarial, mídias sociais são um palavrão. Na América Latina, elas são proibidas em 20% das empresas, segundo a consultoria americana IDC. Afinal, elas significam horas de trabalho perdidas em navegação por assuntos como fotos das férias, futebol, fofoca e outras distrações, certo? Pense diferente: troque o conceito de “mídias sociais” pelo de “redes sociais corporativas” e descubra uma ferramenta que pode ser uma alavanca de produtividade e criatividade.

Essa é a percepção de muitas corporações que adotaram a rede social corporativa, entendida como uma plataforma tecnológica privativa de comunicação, com funcionalidades “sociais” que permitem maior troca de informações e maior colaboração online.

Exemplos: diretório de perfis para facilitar a localização de pessoas; bibliotecas que tornam mais ágeis o upload ou download de documentos, bem como a localização dos mesmos; fóruns de discussão que agilizam reuniões e evitam deslocamentos; “wikis” para promover o trabalho conjunto à distância; blogs como canais de sugestões e propostas, bem como tags e marcadores para agilizar a troca de informação e documentos entre pessoas ou grupo de pessoas.

Este ambiente colaborativo teoricamente corta a burocracia, potencializa o uso do ativo de conhecimento dos colaboradores, aumenta as chances de colaboração – e inovação. E talvez isso seja mesmo necessário: estudo da McKinsey de 2012 indicava que, em média, gerentes gastam 28% do seu tempo escrevendo, respondendo e-mails ou procurando informação perdida em meio às caixas de e-mails. Redes sociais poderiam melhorar a eficiência deste tipo de tarefa em até 25%, sugere aquele estudo.

Implantar uma rede social não é simples. Afora a parte técnica e tecnológica, há questões de processos internos, treinamento e, especialmente, de governança e de guias de conduta diante de um sistema deste tipo. Um assunto complexo, mas interessante, e que já deve estar sobre a mesa dos gestores de pessoas das empresas. Se não estiver, provavelmente logo estará.

É uma nova mentalidade no ambiente de trabalho, detalhada em um interessante e-book publicado pela empresa V&B Officeware, parceria IBM e especializada em ferramentas e colaboração empresarial. Confira: https://goo.gl/5ADbAH.

Boa leitura.